quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Voluntariado em Lagos no NECI: 21.01.2017

 O Boluka iniciou 2017 com mais um encontro que teve como objetivo colaborar com a Instituição NECI (Núcleo de Educação para o Cidadão Incluso), em Lagos.
Para esta atividade contámos com a presença de nove elementos do grupo, que tiveram todo o gosto em passar um dia cheio de alegria, podendo interagir com os utentes.
 O dia iniciou-se às 10h com o acolhimento e apresentação da Instituição por parte do Diretor Técnico Daniel Alves, foram explicadas as rotinas diárias e o tipo de atividades que são desenvolvidas com os utentes. A instituição procura oferecer aos seus utentes uma vasta diversidade de atividades, desde atividades de culinária, grafismos, trabalhos de reciclagem, passeios exteriores e de contacto com a comunidade como forma de inclusão. Há ainda oferta no que diz respeito a diversas terapias como por exemplo, hipoterapia e asinoterapia.
Assim, e tentando sempre respeitar e acompanhar o ritmo e rotina dos utentes, o grupo pôde, durante o período da manhã, realizar uma pequena dinâmica de apresentação onde cada um falou um pouco dos seus gostos, o que permitiu uma aproximação com os utentes. Foi também possível participar no apoio às refeições e a seguir ao almoço, os elementos do Boluka tiveram oportunidade de pôr em prática algumas surpresas e atividades que trouxeram preparadas para todos.
 
As atividades variaram entre modelagem de balões, pinturas faciais e massagens relaxantes (reflexologia). As atividades tiveram um caráter lúdico proporcionando sensações diferentes através do contacto sensorial com balões e tintas faciais, e nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. 
 
 
Nas massagens, os utentes puderam usufruir de um momento descontraído com música calma e aromas relaxantes, em que se estimularam áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando, assim, um maior equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.
 
 Depois do lanche, fez-se uma caminhada pelas imediações da instituição e assim se aproveitou um final de tarde.
 
Chegou ao fim um dia de muita aprendizagem e experiências novas, mas o Boluka não ficou por aqui…
 
Nessa noite os utentes tiveram uma saída especial: o Concerto do artista João Pedro Pais, na Raposeira, concelho da Vila do Bispo. 
 
Desta forma, como o grupo mostrou disponibilidade para tal, foi possível dar algum apoio nesta iniciativa, o que permitiu levar um maior número de utentes ao espetáculo, uma vez que nas saídas ao exterior alguns utentes necessitam de um acompanhamento mais individualizado. Todos gostaram e desfrutaram do espetáculo, num ambiente de festa mas simultaneamente tranquilo pois toda a gente estava atentamente de olhos postos no artista, com quem no final foi possível tirar uma fotografia de grupo e ainda oferecer-lhe um belo quadro elaborado pelos utentes! Terminado o concerto, o Boluka acompanhou o grupo novamente até às instalações do NECI, onde foram, então, feitas as despedidas para que todos tivessem o merecido descanso depois de um dia que foi, sem dúvida alguma, inesquecível!

Sem comentários:

Enviar um comentário