o Instituto tem capacidade para 84 alunos internos e cerca de 120 alunos externos, sendo actualmente a ocupação deste 77 internos e 23 externo, dispõe de uma área coberta de 952 metros quadrados, com 12 quartos e cinco salas de aula. O Instituto está apetrechado com os equipamentos e os materiais adquiridos em Portugal e em Moçambique, indispensáveis ao regular funcionamento.
O estabelecimento é a única instituição do género em Moçambique e ministra nas suas instalações o ensino regular, até à 5ª classe (EP1), a parte dos referidos alunos.
Para além das instalações, Portugal co-financia ainda as despesas de funcionamento daquele estabelecimento, apoia a reorganização dos seus serviços, a formação do pessoal docente e a aquisição de equipamento.
O instituto tem por objectivo leccionar o ensino básico e o encaminhamento dos alunos para o sistema de ensino regular, através do método "Braille", bem como, garantir a reabilitação de adultos com deficiência visual e a formação dos familiares em técnicas básicas de atendimento ao deficiente visual.
Apoiar a população portadora de deficiência visual, designadamente crianças, jovens e adultos, ajustando a instituição à necessidade de um atendimento de qualidade, quer ao nível do reforço das competências e capacidades, quer ao da oferta de oportunidades de inclusão, de modo a garantir o seu pleno desenvolvimento e participação na sociedade.
Detectamos ainda alguns aspectos que poderiam facilitar as aprendizagens destes alunos, nomeadamente através de algum equipamento informático adaptado ao invisual, no acompanhamento do aluno na prossecução do seu plano de estudo, fomentando hábitos e rotinas mais ajustadas ao seu dia a dia e ao cumprimento das suas exigências escolares, garantindo um bom desempenho e, com isto, um retorno motivacional acrescentado.
Outros aspectos ainda a considerar são os das actividades extra curriculares, de enorme importância para a compreensão do mundo por parte da pessoa invisual, complementando a formação escolar com elementos construtores de personalidade e autonomia, exigindo para tal alguns recursos que, embora singelos, são de uma importância quase decisiva para desbloquear as referidas actividades.
No mês de Agosto 2010, com o projecto bolukakuazua, desenvolveram-se actividades de animação e deslocações ao exterior (idas à praia, visita a escolas,..), apoio ao estudo, reflexão e debate de temas da actualidade, promovendo assim a aquisição de aprendizagens e estimulando a criatividade e o espírito critico.