quarta-feira, 18 de maio de 2016

Encontro de formação missionária - Tema “Educação” - 14 de maio de 2016

Partilhamos convosco o testemunho da nossa amiga Guida Poeira:

"No passado dia 14 de maio de 2016, realizou-se, em Porches, mais um encontro missionário, desta vez subordinado ao tema “Educação”.

Este dia de formação foi enriquecido com a presença da Irmã Lurdes que nos falou de educação enquanto processo de desenvolvimento integral, nas suas várias dimensões (bio-psico-socio-espiritual) e para o qual é necessário o envolvimento da família, da escola e da comunidade no seio da qual a criança cresce. Assim, educar implica cuidar, amar, acreditar, dar confiança, incentivar, fazer brotar o que existe no interior de cada um de modo a estimular o desenvolvimento das potencialidades da criança e a possibilitar que esta seja capaz de traçar o seu próprio percurso de vida. O grupo refletiu ainda sobre o enquadramento da educação no contexto da missão, bem como a importância de alguns aspetos, tais como a identidade e atitude pessoal dos missionários face à multiculturalidade, enumerando fatores facilitadores para “estar com o outro” e nos integrarmos quando chegamos ao local de missão.

A Daniela Vaz partilhou algumas estratégias e atividades pedagógicas que podem ser realizadas com os mais pequenos, passíveis de serem adaptadas em função das necessidades e recursos existentes. As suas propostas foram enriquecidas com o testemunho da experiência missionária em Moçambique.

O período da tarde foi dedicado à componente prática, através da modelagem de balões e pinturas faciais.

Como é habitual, foi um dia repleto de partilha, alegria e amizade!"






















Sem comentários:

Enviar um comentário